Manual de convivência
COMO FUNCIONA UM CLUBE DE CICLISMO?
Um clube de ciclismo é uma grupo que se dedica a organizar atividades relacionadas ao esporte que vão além de apenas pedalar, e através destas atividades aproximar pessoas com este interesse em comum. Nossa proposta é de incentivar e fortalecer a comunidade através de eventos, encontros e disseminação da cultura desta modalidade.
O FUGA É UMA ASSESSORIA ESPORTIVA?
Não, nós não fornecemos nenhum tipo de planilha ou programa de treinamento.
SÓ CONSIGO PEDALAR AOS FINAIS DE SEMANA, EXISTE UM PLANO DIFERENCIADO?
Entendemos que, a partir do momento em que se associam, todos os membros do clube devem ter acesso a todas as atividades (que não se limitam apenas a pedais), eventos e benefícios, por isso trabalhamos apenas com um tipo de plano. Procuramos manter os valores o mais acessíveis possível, para que ainda possa valer a pena mesmo para aqueles só possuem disponibilidade para pedalar em alguns dias específicos da semana.
COMO FAÇO A MINHA ASSOCIAÇÃO?
A associação é feita diretamente em nosso site, na página “Associe-se“.
COMO É FEITO O PAGAMENTO?
O pagamento pode ser feito somente com cartão de crédito, através do sistema de recorrência. Uma vez feita a assinatura, o usuário autoriza que o este sistema faça a cobrança do valor mensal todos os meses durante o período do plano escolhido (3 meses, 6 meses ou 1 ano).
O QUE PRECISO PARA COMEÇAR A PEDALAR COM O GRUPO?
Trabalhamos especificamente com ciclismo de estrada, por isso são exigidos os equipamentos mínimos para a prática desta modalidade: bicicleta de estrada, capacete e pedal clip/sapatilha.
Para os que ainda não se encontram aptos aos pedais com bicicleta de estrada em pelotão, temos também uma clínica para iniciantes, ministrada por um educador físico, que prepara o ciclista para os pedais em grupo.
COMO EU SEI QUAL É MEU NÍVEL?
Nossos pedais são divididos em 3 níveis de intensidade. Todos os sócios podem frequentar qualquer pedal, desde que aptos ao nível proposto. Por exemplo: o ciclista que que está apto a um pedal de nível 3 também pode frequentar os de nível 2 e 1, mas não é recomendado que o ciclista que cujo limite é o nível 2 frequente um pedal de nível 3.
Ao se associar ao clube, é sempre recomendado que o ciclista faça pelo menos seu primeiro treino nos grupos com menor nível de intensidade (1 ou 2) para que possa fazer uma avaliação e entender melhor as propostas dos níveis.
SOU INICIANTE, POSSO ME ASSOCIAR?
Sim. Nossa proposta é trabalhar com todos os níveis de ciclista, desde que já tenha o equipamento mínimo para a prática do ciclismo de estrada (bicicleta específica de estrada – popularmente conhecida como “speed”, sapatilha e capacete) e disposição. O ciclista iniciante deve comparecer aos pedais de intensidade 1.
Para os que ainda não se encontram aptos aos pedais com bicicleta de estrada em pelotão, temos também uma clínica para iniciantes, ministrada por um educador físico, que prepara o ciclista para os pedais em grupo.
ESTOU PENSANDO EM ME ASSOCIAR, POSSO IR CONHECER ANTES?
Sim, é possível marcar uma experiência sem compromisso. Para isso é necessário entrar em contato com o Fuga através de qualquer meio (Whatsapp, email ou redes sociais) e agendar uma data e horário.
COMO FUNCIONAM OS TREINOS REGULARES?
Os treinos regulares acontecem de acordo com os horários disponíveis na nossa grade de programação, com opções de níveis de intensidade, horários e locais. A proposta dos pedais é no modelo “club ride”, onde o grupo se encontra e pedala junto durante todo o tempo o trajeto proposto, sem apoio de carro. Cada ciclista é responsável por sempre carregar seu equipamento mínimo para emergência (câmara reserva, espátula, bomba/co2) e também pela sua alimentação e hidratação que julgar necessárias.
Em todo grupo haverá pelo menos um ciclista-staff do clube. Para os pedais de estrada, caso haja qualquer problema (como furo de pneu, por exemplo), o grupo todo para até que seja solucionado.
COMO POSSO COMPRAR A JERSEY DO CLUBE?
A camisa do Fuga é exclusiva para associados.
COMO FICO SABENDO DE EVENTOS ABERTOS PARA NÃO-ASSOCIADOS?
Nossos eventos são sempre divulgados através das nossas redes sociais. Para estar sempre informado, siga o Fuga no Instagram.
- Apresentação
O Fuga é um clube de ciclismo que tem por missão fomentar e difundir a cultura do ciclismo de estrada e gravel no Brasil, proporcionando aos seus associados experiências, produtos e serviços relacionados à modalidade. Acreditamos que, dentre os muitos benefícios que o ciclismo proporciona, o maior deles é a própria comunidade, fazendo com que este seja o nosso principal foco.
A fim de atender plenamente seu propósito de convivência, criando um ambiente seguro, inclusivo e responsável, o Fuga estabelece este manual visando orientar a atuação de todos aqueles que atuam em seu nome e seus associados.
Este Manual pretende estabelecer valores, princípios e responsabilidades que devem orientar a atuação de todos os sócios, fundadores ou associados, bem como staff e todos aqueles que direta ou indiretamente se relacionam com o Fuga, seja nos eventos promovidos pelo clube, seja nas relações com parceiros, patrocinadores, fornecedores e prestadores de serviços.
- Aplicação
O objetivo deste Manual de convivência é guiar as atitudes de todas as pessoas atingidas por ele, de modo a facilitar a compreensão acerca de suas responsabilidades e dos comportamentos esperados em todas as interações que digam respeito ao clube.
Este manual se aplica a todos os associados, não-associados e staff em todos os eventos oficiais do clube como treinos, pedais, viagens, provas, reuniões, festas, dentre outros.
Condutas de associados, não-associados e staff que ocorram fora dos eventos oficiais do clube e que desrespeitem os valores e regras deste manual também poderão dar ensejo à aplicação das consequências aqui previstas, na extensão de sua gravidade e de sua potencial violação ao propósito de manutenção de um ambiente seguro e inclusivo para todas e todos.
- Direitos humanos, equidade e inclusão
O Fuga se compromete com o fortalecimento de ambientes seguros, não discriminatórios e equitativos. Por essa razão, não tolera qualquer tipo de violação aos direitos humanos, como o assédio moral e sexual, agressão, intimidação, exploração ou qualquer tipo de discriminação quanto a raça, gênero, orientação sexual, classe social, religião, filiação política, nacionalidade, idade ou condição física.
É responsabilidade de todos e todas a manutenção de um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso a todas e todos os que interagem e se relacionam no âmbito do Fuga.
O Fuga privilegia os direitos de grupos sociais minorizados e terá sua atuação pautada pela devida proteção e inclusão dessa parcela da população.
- Preconceito e discriminação
O preconceito é o pré-julgamento de algo ou alguém sem conhecimento prévio da causa. É uma suposição intolerante baseada na generalização do todo sem análise dos detalhes. A discriminação é uma atitude preconceituosa que fere outras pessoas. São atitudes negativas baseadas em pré-julgamentos em relação a algo ou alguém.
Não serão aceitos quaisquer atos de discriminação, como, racial, física, sexismo ou LGBTfobia, ainda que realizados em tom de piada, brincadeira ou comentários jocosos.
Assédio sexual pode ser definido como uma conduta de natureza sexual, manifestada fisicamente, por palavras, gestos ou outros meios, propostas ou impostas a pessoas sem seu consentimento, causando-lhe constrangimento e violando a sua liberdade sexual.
Não são tolerados quaisquer atos, insinuações, contatos físicos não consentidos, convites impertinentes ou quaisquer outras condutas realizadas com a finalidade de importunar, agredir, humilhar ou ameaçar sexualmente.
Assédio moral pode ser definido como ações, gestos, palavras ou exigências repetitivas e contínuas que atinjam a autoestima e a segurança de uma pessoa, fazendo-a duvidar de si e de sua competência, implicando em danos à saúde (física ou psicológica), ao ambiente do clube à evolução do esporte ou à estabilidade da relação com o clube.
Não serão aceitas quaisquer condutas que visem diminuir ou atentar contra a dignidade da pessoa, como humilhações e exposição a situações constrangedoras. A repetição e a frequência dos atos praticados serão consideradas situação agravante.
Não serão aceitos quaisquer tipos de agressão e violência, sejam elas físicas, emocionais ou psicológicas, ainda que na forma de microagressões, ou seja, prática veladas e sutis de agressão ou discriminação que se expressam por meio de gestos, palavras faladas ou escritas e atitudes que reforçam estereótipos negativos sobre grupos sociais minorizados.
- Uso de mídias sociais
As mídias sociais do Fuga deverão ser utilizadas de acordo com os valores do clube e com o intuito de promover e divulgar suas atividades.
As publicações do Fuga só poderão ser realizadas por sócios fundadores, colaboradores ou staff caso a publicação seja parte de sua função como colaborador da organização. As publicações realizadas pelo Fuga poderão ser livremente compartilhadas por qualquer colaborador, associado ou não-associado.
O Fuga não se responsabiliza por quaisquer publicações ou manifestações realizadas por seus associados, staff, sócios fundadores ou colaboradores em quaisquer mídias ou em seus canais individuais de comunicação.
Publicações ou quaisquer manifestações públicas ou privadas que violem os valores ou as regras deste manual, ainda que não façam referência ao Fuga, poderão ser utilizadas pelo Fuga para avaliar e decidir pela aplicação das consequências admitidas pelo manual.
- Violações ao Manual de convivência e consequências
Qualquer violação ou suspeita de violação ao disposto neste Manual de convivência deve ser comunicado ao Fuga pelo e-mail fugaescuta@fugacc.com, telefone 11 91317-8419 ou por meio da comunicação direta aos sócios fundadores ou staff.
Caso receba o relato de um caso, o staff deverá comunicar imediatamente aos sócios fundadores.
Todos os relatos recebidos serão analisados pelos sócios fundadores do Fuga, que definirão as medidas adequadas a serem adotadas. O Fuga tem compromisso com a apuração e tratamento adequado dos casos relatados por discriminação e assédio, ou qualquer outra violação a este manual, de forma que as denúncias serão devidamente apuradas, respeitando-se sempre a confidencialidade dos envolvidos até que a apuração seja finalizada.
Caso entenda pela ocorrência de violação ao manual, o Fuga poderá decidir pela aplicação das seguintes sanções àqueles considerados responsáveis: advertência, suspensão temporária da participação das atividades do clube ou até o rompimento do vínculo existente entre o Fuga e a pessoa infratora. O Fuga reserva-se ao direito de comunicar publicamente a aplicação das sanções.
O Fuga garante a não retaliação a pessoas que apresentem relatos de boa-fé.
- Parcerias
A formação de parcerias com outras instituições ou terceiros colaboradores deverá ter como condição a adesão, por todos os participantes, às regras previstas neste manual ou o comprometimento com a prática de regras compatíveis com este manual, por meio de cláusula específica do contrato, salvo se o parceiro contar com Manual de Convivência próprio compatível com os termos deste manual.